Compartilhe por:

Compartilhe por:

Vamos mudar para o deserto do Saara aos 70 anos?

Vamos mudar para o deserto do Saara aos 70 anos?

Mariana Bezerra, diretora de produção da Voz Futura e mestra em Cultura e Comunicação

Esses dias ouvi uma anedota, que já nem lembro onde, sobre duas pessoas que, aos 30 anos, combinaram que ir morar no deserto do Saara aos 70. E quando esse dia chega, uma das pessoas percebe que não trouxe água, não trouxe protetor solar, óculos de sol, roupa para o frio para as noites frias e nada do que era necessário para sobreviver naquele clima tão diferente, enquanto a outra estava super preparada. Já irritada, a pessoa preparada pergunta: “Você sabia que vinhamos para o Saara! O que você ficou fazendo esses 40 anos que não se preparou para algo que estava combinado com tanta antecedência?”

E sem grandes surpresas, a pessoa despreparada fica sem resposta.

Essa história é uma grande metáfora de como lidamos com a nossa saúde e com o nosso processo de envelhecimento ao longo da vida. Todos nós sabemos que um dia vamos envelhecer e que o “deserto” nos espera (se tivermos sorte de chegar lá, não é mesmo?) Então por que só nos damos conta disso quando o dia chega?

E se olharmos para outras áreas da nossa vida, o paralelo se mantém, por exemplo, vida financeira, relacionamentos, projetos pessoais… Estamos sempre procrastinamos, fugindo ou adiando o cuidado conosco. Já parou para pensar nisso?

Mas queria trazer aqui uma reflexão que é a seguinte: Cuidar de si não precisa ser pesado ou penoso! E não é preciso preparar tudo de uma vez, mas precisamos dedicar um pouco do nosso tempo a cada dia. Um copo de água aqui, um protetor solar ali,um check-up mais adiante, uma troca na alimentação por algo mais saudável, o exercício físico, aquele gesto de atenção ao corpo, à nossa mente e , não menos importante, às nossas emoções. Os pequenos cuidados diários vão fazer toda a diferença lá na frente e vão nos permitir chegar ao nosso deserto prontos para viver com leveza, dignidade e acolhimento por nós mesmos.

Mais conteúdos relacionados:

Mais conteúdos relacionados: