Por Igor Monteiro, consultor de aprendizagem corporativa e especialista em design instrucional.
Há anos sou fascinado pelas possibilidades nada convencionais possíveis na construção e condução de uma carreira.
Inicialmente por conta de uma identificação com trajetórias profissionais não lineares. Sou Engenheiro Químico de formação – e, se você acompanha a coluna, já leu que atuo como Consultor de Aprendizagem Corporativa, com passagens por áreas de RH, Treinamento e Desenvolvimento, apresentação de eventos corporativos e de podcasts, colunista, entre outros. Acredito que adquiri da Química esse hábito de fazer experiências.
O outro motivo para esse fascínio pessoal é notar nessas histórias de construções profissionais menos óbvias e não tão pré definidas, uma combinação potente de identidade, coragem e propósito. Uma leitura mais empreendedora e autoral sobre carreira, compreendida como uma história bem própria, desalinhada de convenções corporativas ou planos tradicionais.
Uma espécie de experimentação contínua. Com dedicação profissional.
O encanto por essas histórias me levou a apresentar o Podcast Não Linear entre 2021 e 2022 – um projeto especial no qual reuni e entrevistei amigos sobre como cada um deles conduziu suas trajetórias profissionais. Uma coletânea de narrativas fascinantes e inspiradoras que, anos depois, ainda me despertam algumas reflexões importantes.
Se você está pensando – ou repensando – sua carreira, o artigo de hoje é para você.
Nossa relação com o trabalho
A relação indivíduo – trabalho passou e segue passando por transformações e atualizações constantes.
Se há alguns anos, o trabalho era uma dimensão entre outras em nossa vida, de uns tempos para cá, nossas ocupações profissionais parecem preencher cada vez mais claramente um espaço importante na definição da nossa própria identidade.
Experimente, por exemplo, se apresentar para alguém sem dizer o que você faz como trabalho. Desafiador, não acha?!
Essa combinação de carreira e nossa própria identidade, potencializada pelas inovações tecnológicas mais recentes, gerou um novo (e complexo) cenário no mercado. O trabalho invadiu espaços para além dos tradicionais escritórios e sedes das empresas. Algumas profissões sumiram, outras antes inimagináveis surgiram. As estruturas de cargos padronizadas por muitos negócios deixaram de traduzir as realidades.
E as possibilidades de desenho e estrutura de carreira se ampliaram radicalmente.
Foi esse contexto, com alguns elementos além dos comentados acima, que viabilizou um número crescente de trajetórias profissionais nada convencionais.
Só no meu ciclo de amigos mais próximos, conheço advogado que virou celebrante de casamento e advogada que hoje é cerimonialista. Engenheiro civil que empreendeu na área de Recursos Humanos, com uma empresa especializada em recrutamento & seleção de profissionais de tecnologia. Engenheiro ambiental que foi trabalhar com Marketing e Vendas no mercado de saúde. Egresso do mercado financeiro que foi trabalhar com coaching executivo e desenvolvimento humano.
Sem contar o próprio Danilo Luiz, um dos fundadores aqui da Voz Futura, que combina atuações seguras em campo pelo Flamengo com a missão da Voz – contar histórias inspiradoras que precisam ser contadas.
Isso só para ficar em uns poucos exemplos. É longa e crescente a minha lista conhecida de aparentemente não convencionais – ou seria esse o novo normal?
Longa e crescente é também a lista de estratégias adotadas por alguns desses profissionais e que se mostraram decisivas na gestão de suas trajetórias profissionais.
Como eu prometi lá em cima, separei três para compartilhar com você que pensa em viver novas possibilidades e experiências profissionais.
Estratégias de quem fugiu do convencional
- Conviver e conhecer antes de avançar
Está pensando em migrar para uma nova área profissional? Ou ampliar sua atuação em novos segmentos e mercados?
Comece mapeando e frequentando eventos em que os profissionais dessa área ou segmento de interesse já estão.
Procure e se conecte com alguém que já trabalhe de forma mais alinhada com esse objetivo – o LinkedIn pode agilizar esse processo. Pergunte a essa pessoa que sugestões ela daria para quem está pensando em ingressar em seu mercado e quais caminhos ela indicaria para colaborar com a sua trajetória.
Eu garanto que você encontrará profissionais dispostos a ajudá-lo(a).
- Ler o cenário
Preciso ser objetivo ao compartilhar com você uma realidade impossível de negar ou tentar impedir: o mercado não vai parar de mudar – e as mudanças serão cada vez mais rápidas e disruptivas.
A ampla adoção recente de soluções de inteligências artificiais é um movimento sem retorno e que já está alterando radicalmente a forma como trabalhamos.
Gerenciar sua carreira nesse cenário requer estar atento(a) e observar sempre o cenário mais amplo. Compreender quais as tendências de mercado, quais os novos diferenciais e competências valorizadas a cada atualização.
- Foco em habilidades – não em profissões
O CEO da Amazon, Andy Jassy, comentou recentemente que um dos segredos que impulsionam profissionais a alcançar o sucesso em qualquer área é o desejo insaciável por conhecimento. No Mundo da transformação acelerada como constante, definir os temas e habilidades às quais se dedicar para se desenvolver é ainda mais estratégico.
O caminho para essa definição pode ser justamente mudar o ponto de partida. Ao invés de olhar somente a profissão, a ‘cadeira’ que se pretende ocupar, redirecionar essa atenção para as competências e habilidades a serem desenvolvidas.
Até porque, como comentamos, a jornada profissional pode não ser tão linear quanto parece… Desenvolver as habilidades técnicas e comportamentais chaves para ocupar novas posições no mercado é uma alternativa para ampliar as possibilidades de acessar diferentes oportunidades.
Para além de atender às nossas necessidades financeiras e materiais, função inegável e primária, nossas carreiras e profissões podem ainda traduzir e materializar parte da nossa essência. Viver o privilégio de conferir sentido e propósito ao que fazemos como trabalho e usar essa função que exercemos para manifestar nossa essência confere ainda mais significado à toda trajetória profissional que empreendemos – seja ela tradicional ou não tanto.
Essa é uma das experiências mais gratificantes que se pode experimentar.
Conteúdo, Experiência, Pessoas + Redes
Espaço dedicado a sugerir a você mais conteúdos, experiências e pessoas + redes para você se aprofundar no tema de cada texto – prática que copiei do Conrado Schlochauer.
Conteúdo:
- Livro: “Porque os Generalistas vencem em um Mundo de Especialistas”, de David Epstein. O livro, que foi apontado por Bill Gates como um dos melhores que ele leu em 2021, compartilha a histórias e estratégias utilizadas por alguns profissionais que ampliaram suas possibilidades de atuação a partir de uma visão mais generalista de desenvolvimento e gestão de suas carreiras. E ainda apresenta como aplicar algumas dessas estratégias na sua vida – e se diferenciar num mundo em constante transformação.
Experiência
- Marque um café com alguém cuja carreira você admira de alguma forma. Pode ser pela referência que essa pessoa é em sua atuação ou mesmo pela trajetória disruptiva que empreendeu na condução dessa carreira. Troque uma ideia e escute dela quais estratégias profissionais e pessoais ela implementou e foram decisivas para ela chegar onde chegou. Espelhar carreiras que você admira pode ser um atalho valioso para construir e empreender sua própria história.
Pessoas + Redes
- Siga o Sérgio Ferreira no LinkedIn. Há alguns anos, conversei com o Sergio sobre seus objetivos de carreira. Ele estava começando uma trajetória muito própria – compreender bem o mercado de trabalho e as múltiplas possibilidades de carreira atuais para mentorar profissionais que desejam crescer e/ou empreender mudanças e ampliações em suas jornadas profissionais. Sérgio fez sua própria transição de carreira – e hoje é uma referência no assunto, como ele projetou naquela nossa conversa. Recomendo demais acompanhar o conteúdo que ele cria e compartilha na rede profissional.


