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Ponto de Vista: A criação de conteúdo mudou a forma que você consome esporte

Ponto de Vista: A criação de conteúdo mudou a forma que você consome esporte

As redes sociais transformaram a experiência esportiva

Por Julia Carvalho, jornalista, para a Voz Futura

Você lembra a última vez que assistiu uma competição esportiva sem tocar no seu celular e entrar no Instagram ou em qualquer outra rede social? Na minha cabeça, pelo menos, 99,5% das respostas vão ser “não, eu não lembro!” 

E já parou para pensar que para existir todos esses vídeos e edições de atletas e dos mais variados esportes que você vê nos seus feeds e linhas do tempo existe uma pessoa que passou pelo menos algumas horas, ou dias, com uma câmera na mão e sentada na frente do computador para criar isso?

A criação de conteúdo, como conhecemos hoje, é um conceito e uma profissão relativamente recente, e cresce a cada dia com as redes sociais. Quando paro para pensar, percebi que a minha câmera já me levou a lugares incríveis! Ao gramado do Maracanã, para o pitlane de Interlagos, a quadra do Orlando Magic na NBA e para viajar o mundo criando conteúdo com a Trackhouse na MotoGP. 

Prazer, Julia

Desculpa, esqueci que estamos nos conhecendo hoje. Deixa eu me apresentar: Prazer, Julia! Tenho 27 anos, sou carioca, moro em Londres há um ano, sou jornalista e trabalho como criadora de conteúdo. 

Eu confesso, nunca fui a pessoa mais interessada por esporte nos meus grupos sociais. Acho que como a maioria das famílias brasileiras, o futebol sempre esteve presente na TV, e alguns outros esportes quando meu pai ficava procurando o que assistir e parava no tênis. Ah, e como esquecer do Esporte Espetacular que tinha a Fórmula 1 ou o vôlei no meio. Resumindo, eu sempre gostei e consumi esporte, mas era algo meio inconsciente. 

Até que corta para 2019 e por conta de um trabalho da faculdade fui parar no meio de um paddock. Simplesmente amei aquele ambiente, logo em seguida comecei a seguir a McLaren, time da Fórmula 1, no Instagram e YouTube. 

Justamente nessa época a Fórmula 1 estava passando por uma revolução e o conteúdo da McLaren fez com que eu me sentisse melhor amiga dos pilotos, a amada dupla formada por Lando Norris e Carlos Sainz, e me ensinou muito sobre o esporte em si. 

Foi assim que tudo mudou para mim. Decidi que queria trabalhar com esporte, mais especificamente automobilismo, e com criação de conteúdo. A jornada tem sido intensa, mas muito incrível! 

Mas e a criação de conteúdo?

Agora que a gente já se conhece, deixa eu voltar para o tópico principal né. A criação de conteúdo aproximou o torcedor do atleta, clube, do esporte no geral e os fãs querem mais. Na MotoGP esse movimento está crescendo agora e na Trackhouse pensamos nosso conteúdo para fazer com que o nosso torcedor se sinta parte do time como um integrante que está trabalhando com a gente. 

A cada vídeo postado a ideia é mostrar que ambos os pilotos só vão para pista a cada corrida, porque existe um grupo de mais de 30 pessoas por trás responsável por montar cada moto, cuidar da suspensão, eletrônica, comunicação, convidados e todos os outros detalhes. E a minha missão é apresentar para você, fã do esporte, todas essas pessoas, e mostrar que, na verdade, o atleta só consegue competir por conta de todas essas pessoas trabalhando nos “bastidores”. 

Na minha cabeça, a minha principal missão é fazer com cada pessoa que acompanha o time nas redes se sinta parte, eu quero que você se torne melhor amigo do Raul e do Ai (nossos pilotos). Foi essa proximidade que fez com que eu me apaixonasse pelo esporte e quero usar essa mesma ferramenta para que outras pessoas se apaixonem também. 

Humanizar os atletas e times aproxima o torcedor e faz com que ele se sinta parte nessa equação maluca que é o esporte. Sim, a conta aqui nunca é exata, mas sempre tem muita paixão e dedicação envolvida. A criação de conteúdo entra nesse meio para mostrar que, na verdade, o torcedor é a parte mais fundamental nessa história toda.

E hoje, essa troca é o que já está fazendo a diferença para a manutenção da paixão. A identificação é peça chave, claro que o resultado importa, mas o envolvimento emocional se torna ainda maior quando você conhece o rosto das pessoas que estão por trás daquele time! 

Mas e você, já reparou se vídeos esportivos aparecem no seu feed? 

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