Você saberia o que fazer se sofresse um ataque online? Comportamentos que causam intimidação, constrangimento e espalham mentiras sobre os usuários em redes sociais podem ser combatidos — e existem formas adequadas de fazer isso.
Os ataques online se caracterizam pela prática de envio de provocações, xingamentos, insultos, ofensas e ameaças, direcionados a indivíduos ou às causas que eles defendem.
Qual a diferença entre um ataque e uma simples crítica? Ataques online resultam em intimidação, constrangimento, silenciamento ou danos às vítimas.
A adoção de medidas de segurança no dia a dia e durante o ataque pode prevenir que o assédio se torne ainda mais traumático para suas vítimas.
Confira cinco dicas do time do Redes Cordiais, uma instituição sem fins lucrativos com a missão de contribuir para a construção de espaços digitais saudáveis.
- Reporte e denuncie às plataformas o conteúdo abusivo, utilizando os canais oficiais de denúncias disponibilizados pelas redes sociais
- Não responda aos haters. Eles querem causar emoções negativas em suas vítimas e viralizar na internet, assim, ao respondê-los, eles alcançam a atenção que tanto desejam. Escolha amplificar estrategicamente conteúdos éticos e responsáveis sobre o assunto em questão
- Guarde provas do assédio, através de prints e cópias da URL da página em que o ataque ocorreu, para que possam ser usadas em possíveis denúncias formais
- Considerando a natureza potencialmente agressiva e traumática do assédio, recomenda-se a construção de uma rede de apoio composta por amigos e profissionais. Dessa forma, o impacto do conteúdo nocivo poderá ser diminuindo, evitando, sempre que possível, o contato direto com as agressões
